postado em 29/04/2009 09:33
As companhias de cruzeiros Royal Caribbean, Carnival e Norwegian Cruise Line (NCL) decidiram suspender, temporariamente, as escalas de seus navios em portos do México, devido à epidemia de gripe suína, informaram as três empresas nesta terça-feira (28/04).
"A Royal Caribbean anuncia que suspende, temporariamente, suas escalas portuárias no México. A decisão é uma medida preventiva para se avaliar melhor o impacto da gripe suína", diz a empresa em um comunicado.
A suspensão da Royal Caribbean atinge de "maneira imediata" os cruzeiros pela região, que se deslocarão para portos alternativos; e envolve os navios Royal Caribbean International e da marca "Celebrity Cruises".
Já a Norwegian Cruise Line (NCL) decidiu cancelar as escalas no México do navio "Norwegian Pearl", previstas para 29 de abril e 1° de maio. A NCL destacou que evitará os portos do México até o final de setembro.
Outra empresa de cruzeiros, a Carnival, também decidiu suspender, nesta terça, suas escalas em portos mexicanos.
No México, as autoridades rebaixaram de 20 para sete o número de mortes confirmadamente causadas por gripe suína no país, e disseram que as outras 13 mortes inicialmente atribuídas à doença serão objeto de novas análises. Inicialmente, o governo havia determinado 22 mortos pela gripe suína, número não confirmado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que divulgava 20 vítimas do vírus.
O ministro da Saúde, José Angel Córdova, informou que o número de mortes prováveis pela gripe suína no país foi revisado para cima, passando de 152 para 159. Ele disse que há 2.498 casos suspeitos de gripe suína, com 1.311 pessoas ainda internadas.
Hoje, autoridades americanas confirmaram a primeira morte por gripe suína nos EUA. Um bebê de 23 meses, do Texas, é a primeira vítima da doença fora do México, onde o governo reduziu nesta terça-feira o número de mortos de 20 para sete. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não se pronunciou.