postado em 29/04/2009 10:43
A epidemia de gripe suína criou uma "situação preocupante" nos Estados Unidos e requer "um máximo de precaução", advertiu nesta quarta-feira (29/04) o presidente Barack Obama, pouco depois de ter sido anunciado o primeiro caso fatal desta enfermidade no país.
"Esta é evidentemente uma situação preocupante, o suficientemente grave para tomar um máximo de precauções", declarou o presidente.
"Estamos acompanhando de perto os novos casos de infecção em todos os Estados Unidos", acrescentou Obama, indicando que os serviços sanitários tiveram a confirmação durante a noite da morte da criança de 23 meses no Texas.
Esta seria também a primeira morte por causa da gripe suína que se registra fora do México, país de onde se origina a doença.
As autoridades declararam estado de emergência pública de saúde no fim de semana, abrindo as reservas federais de drogas e provisões médicas aos estados.
Obama pediu ao Congresso que aprove rapidamente um fundo de emergência de 1,5 bilhão de dólares para atender à situação.
"Este financiamento nos assegurará contar com a provisão adequada de vacinas e equipamentos para enfrentar uma potencial epidemia", afirmou o presidente nesta quarta. "Este fundo assegurará que essas vacinas e equipamentos estejam onde for necessário em todo o país", acrescentou.