postado em 05/05/2009 08:28
GENEBRA - O Comitê Antitortura das Nações Unidas denunciou nesta terça-feira (05/05) a utilização pelo Serviço Geral de Segurança israelense de um centro secreto de detenção e interrogatórios.
Durante a análise da situação em Israel, os 10 analistas independentes do Comitê questionaram os representantes israelenses sobre a "instalação 1391", situada em um local indeterminado de Israel e inacessível ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e aos advogados dos detentos".
O Comitê recebeu queixas de torturas, maus-tratos e condições de detenção deficientes nas instalações e pediu acesso ao CICV para todos os detentos da "instalação 1391".
Segundo as informações recebidas pelo Comitê Antitortura, alguns oficiais israelenses de Segurança submete os presos palestinos a atos que violam a convenção contra tortura antes, durante e depois dos interrogatórios. O Comitê, que iniciou a sessão nesta terça-feira, vai ouvir as respostas dos representantes israelenses e apresentará um relatório no dia 15 de maio.