postado em 07/05/2009 13:47
Começam a ser feitos nesta quinta-feira (07/05) os testes nos pacientes com suspeita de terem contraído a gripe A (H1N1), informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Trata-se da influenza surgida no México e chamada originalmente de gripe suína.
O ministro informou também que os primeiros resultados serão divulgados em três dias. "É preciso ter paciência. Sábado, tão logo os resultados fiquem prontos, faremos a divulgação", disse o ministro. De acordo com ele, todos os pacientes acompanhados estão em excelente situação de saúde.
Os kits de diagnóstico chegaram ontem e foram encaminhados aos laboratórios Adolfo Lutz, em São Paulo, e Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O material, disse o ministro, será usado pelos centros de pesquisa para o desenvolvimento de uma metodologia própria e de novos kits. "A partir de agora, toda a organização do trabalho está normalizada", completou.
Temporão disse que a estratégia de prevenção da doença no País será mantida. Questionado se a confirmação da infecção pelo H1N1 poderá alterar a estratégia, ele disse: "Vamos aguardar primeiro os resultados;. E acrescentou: "O País está preparado para tudo. Isso é o mais importante".