postado em 11/05/2009 11:08
MÉXICO - O número de mortes provocadas pela gripe suína no México subiu para 56, com a confirmação de mais oito óbitos, os dois últimos no dia 6 de maio, ao mesmo tempo que o número de pessoas contagiadas chegou a 2.003, informou o ministro mexicano da Saúde, José Angel Córdova.
"Temos 2.059 contágios, deles 56 mortes confirmadas, que equivalem a 2,7% de todos os casos confirmados", declarou Córdova, que revelou ainda que as duas últimas mortes aconteceram no dia 6 de maio.
Ele explicou que a doença causada pelo vírus A (H1N1) já afeta 29 dos 32 distritos mexicanos. Cidade do México, San Luis Potosí (norte) e Hidalgo (centro) os mais afetados.
Apesar da confirmação de mais contágios, Córdova destacou uma redução progressiva no número de enfermos. Ele disse que a variação das cifras se deve ao processamento de mais de 7 mil exames nos últimos dias. "A maior parte dos casos, 281, aconteceu em 26 de abril. Há uma diminuição dos casos conforme nos aproximamos do dia de hoje", acrescentou.
Os homens representam 50,7% dos casos e as mulheres 49,3%. A maior parte dos enfermos corresponde a menores de 19 anos.
O México retoma nesta segunda-feira (11/05) parte das atividades, com os estudantes de nível básico retornando às aulas depois de quase duas semanas de paralisação. No entanto, pelo menos seis distritos mexicanos adiaram para 18 de maio a volta às aulas pela presença de novos contágios.