postado em 11/05/2009 17:32
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou na tarde desta segunda-feira (11/5) mais dois casos suspeitos de gripe A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína. Ao todo, são quatro casos suspeitos na capital federal.
Um dos novos casos é o de uma criança, do sexo masculino, cuja suspeita foi notificada neste domingo (10/5). O paciente está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência para casos de de influenza A, e apresenta quadro de saúde regular.
O outro caso, também notificado neste domingo, é o de uma mulher, internada no Hran, e que apresenta uma boa evolução clínica, segundo a secretaria.
Os outros dois casos, já noticiados anteriormente, é o de um homem de 38 anos, notificado neste sábado (9/5), que está em quarentena voluntária em casa, e o de uma mulher que já era monitorada e segue em observação mesmo após a quarentena ter sido concluída. O homem chegou dos Estados Unidos há aproximadamente 10 dias. Segundo a secretaria, ambos os casos apresentam evolução clínica considerada boa.
Além dos novos suspeitos, há também um caso em monitoramento no DF. Trata-se de uma criança do sexo masculino, que está em quarentena voluntária, em casa, desde sexta-feira (8/5). Sua evolução clínica é considerada boa.
Em nota a Secretaria de Saúde informou que "as amostras dos pacientes considerados suspeitos estão sendo analisadas no laboratório do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo". Todos eles já tiveram os exames coletados.
Boletim publicado na manhã de hoje pelo Ministério da Saúde afirmava que havia apenas três casos suspeitos no Distrito Federal. Ao todo, a pasta acompanha 22 casos suspeitos no Brasil ; quatro a mais do que o boletim anterior.