postado em 12/05/2009 13:02
HOUSTON - O ônibus espacial norte-americano Atlantis prosseguia nesta terça-feira (12/5) em sua viagem em direção ao telescópio Hubble, enquanto os sete astronautas a bordo examinavam sua estrutura externa em busca de eventuais impactos de detritos que possam comprometer seu retorno à Terra.
Os especialistas da Nasa detectaram por meio de câmeras quatro pequenos fragmentos em torno do ônibus espacial durante sua ascensão na segunda-feira. Mas uma rápida inspeção da nave, também feita com câmeras, realizada pelos astronautas não revelou sinais claros de danos. Nesta terça-feira os cientistas da agência espacial realizarão uma inspeção mais detalhada do ônibus espacial e estudarão melhor as imagens disponíveis.
O Atlantis foi lançado na segunda-feira do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Canaveral (Flórida, sudeste), para uma última missão de reparação e modernização do primeiro telescópio espacial, que revolucionou a astronomia.
A missão Hubble é mais arriscada do que um voo para a ISS devido ao perigo de um meteorito se chocar contra a aeronave, já que a nave estará mais distante da Terra.
O Atlantis deve alcançar seu objetivo na quarta-feira, e deve iniciar as manobras de aproximação e captura do telescópio, de 12,5 toneladas. O Hubble deve ser capturado cinco horas após a aproximação, quando será colocado no depósito do ônibus espacial, onde os trabalhos serão realizados.