postado em 12/05/2009 14:47
O ministro José Gomes Temporão (Saúde) alertou nesta terça-feira (12/5) para o perigo da automedicação no caso da gripe suína. Temporão criticou médicos que defendem que os remédios contra a doença estejam disponíveis em farmácia e disse que há perigo de, em caso de automedicação, o vírus se torne resistente ao tratamento existente.
"Essa é a única arma que nos temos contra o vírus. Se você faz o uso inadequado, pode expor o vírus a um contato desnecessário e isso pode levar a mutações do vírus e a resistência em relação a medicamentos. Não é uma política muito adequada estimular o autoconsumo ou a busca desnecessária por medicamentos na farmácia", afirmou, após participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Temporão criticou previsões relacionadas à propagação do vírus no mundo e disse que ainda não é possível também prever se a letalidade do vírus continuará baixa.
"Eu acho ruim quando você bota turbante de adivinhador e a bolinha de cristal. Saúde publica se faz com fatos, ;eu acho; não é uma boa predição para saúde pública", completou.