postado em 13/05/2009 16:36
Os países centro-americanos aumentarão os controles sanitários em suas fronteiras para identificar pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, que já registra 30 casos na região, anunciaram autoridades nesta quarta-feira.
Os chefes de Epidemiologia dos países centro-americanos se reuniram nesta quarta-feira em San Salvador para analisar a situação da doença.
"O que estamos fazendo é trocando informações sobre os casos registrados em cada um dos países, os esforços preventivos de cada país para combater o vírus A H1N1, com o propósito de fazermos todos um mesmo esforço sanitário", disse à AFP o chefe de Epidemiologia do Ministério da Saúde salvadorenho, Mario Serpas.
Segundo a OMS, na América Central havia até terça-feira 31 casos de gripe suína: 16 no Panamá, 8 na Costa Rica, 4 em El Salvador e 3 na Guatemala. Honduras e Nicarágua não apresentaram casos e a Costa Rica é o único país onde houve uma morte pela doença.
Os especialistas se declararam "preocupados" com as pessoas que voltaram a seus países depois de viajarem para Méxido ou Estados Unidos e que em pouco tempo apresentaram sintomas de gripe.