postado em 15/05/2009 18:55
A maioria da população israelense quer que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se declare a favor da criação de um Estado palestino durante seu encontro com o presidente americano, Barack Obama, no dia 18 de maio, em Washington, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira.
Ao todo, 57% dos israelenses acha que Netanyahu deve apoiar o princípio de "dois Estados para dois povos", o que implica na criação de um Estado palestino junto ao de Israel, de acordo com a pesquisa encomendada pelo jornal Haaretz.
Será o primeiro encontro entre Netanyahu e Obama.
Ainda segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados se declarou contra e apóia a posição do chefe de governo de direita, que se opõe à criação de um Estado palestino soberano.
Apenas 8% das pessoas consultadas preferiu não responder.
A pesquisa também confirma uma queda na popularidade Netanyahu, após as complicadas negociações sobre a elaboração do orçamento do Estado.
Além disso, 59% acham que sua gestão é pior ou igual à de seu predecessor Ehud Olmert, do partido centrista Kadima. Apenas 27% dos israelenses considera que é superior.
Por último, 45% dos entrevistados se declarou insatisfeito com a atuação do ministro das Relações Exteriores, o ultranacionalista Avigdor Lieberman, contra 31% de opiniões favoráveis.
A pesquisa foi feita na quinta-feira pelo instituto independente Dialog com uma amostra representativa de 500 pessoas, com uma margem de erro de 4,5%.