postado em 18/05/2009 09:54
PESHAWAR - O Exército paquistanês anunciou nesta segunda-feira (18/5) que seus caças-bombardeiros prosseguem atacando posições talibãs hoje, dia em que a ofensiva no vale de Swat contra os islamitas vinculados à Al-Qaeda entra na quarta semana.
"Os caças-bombardeiros e helicópteros de combate bombardeiam os pontos de guarda dos talibãs nas zonas de Peochar e Tajta Bund em Swat", declarou uma alta fonte militar que pediu anonimato. Tajta Bund é considerada a principal via de abastecimento dos talibãs que ocupam a capital do distrito de Swat, Mingora. Há mais de uma semana soldados paquistaneses cercam a cidade, que antes da ofensiva tinha 300 mil habitantes.
Durante o fim de semana, a ONU anunciou que o número de pessoas em fuga dos combates desde o início da ofensiva em três distritos - Baixo Dir, Buner e Swat - superou a marca de um milhão, o que aumenta os temores de uma grave crise humanitária.
Nenhuma informação divulgada pelo Exército paquistanês, nem os balanços de mortos, pode ser ser confirmada com fontes independentes, já que a zona de conflito está isolada pelos militares.