postado em 19/05/2009 09:08
COLOMBO - Tropas do Exército do Sri Lanka encontraram nesta terça-feira (19/5) o corpo do líder rebelde Velupillai Prabhakaran, um dia depois da morte dele, no último combate entre o Exército de Libertação dos Tigres do Eelam Tâmil (LTTE, na sigla em inglês) e as forças do governo, no norte do país, informou o Exército.
Imagens divulgadas pela emissora privada de televisão Swarnawahini mostraram um corpo aparentemente do líder rebelde, vestido com um uniforme de camuflagem verde-escuro. O governo anunciou ontem a morte de Prabhakaran.
"Faz algumas horas, o corpo do líder terrorista Prabhakaran, que arruinou este país, foi encontrado no campo de batalha", afirmou o chefe do Exército, general Sarath Fonseka. "Me responsabilizo por esse anúncio". O presidente Mahinda Rajapaksa já havia, em discurso, anunciado que o país estava "livre" da insurgência.
O LTTE chegou a controlar boa parte do norte e do leste do Sri Lanka. Rajapaksa disse que pela primeira vez em 30 anos o país estava unido, sob um governo eleito. Os rebeldes, considerados terroristas por Estados Unidos e União Europeia, lutavam por uma pátria para a minoria tâmil hindu, marginalizada por governos dominados pela maioria cingalesa. O LTTE lutava desde 1983.