postado em 19/05/2009 11:05
HOUSTON - Os astronautas do ônibus espacial Atlantis soltaram o telescópio Hubble nesta terça-feira (19/5), ao fim da última missão da Nasa para reparar e modernizar o observatório espacial.
Os astronautas liberaram o telescópio espacial às 12h57, horário de Houston, no Texas (9h57 de Brasília), enviando o Hubble de novo a sua órbita pela última vez, afirmou Kyle Herring, um dos diretores da missão.
A delicada liberação do telescópio marcou o fim da última missão da Nasa no telescópio veterano, cujas imagens espetaculares têm ajudado a aumentar a compreensão humana do universo. O telescópio de 19 anos passou seis dias acoplado ao Atlantis para receber reparos durante cinco caminhadas espaciais.
A especialista de missão Megan McArthur, que manobrou o Hubble usando o braço robótico do Atlantis, liberou o telescópio quando o ônibus espacial viajava a 560 km de altitude sobre a África. "O Hubble foi liberado, está de novo em sua viagem de exploração", afirmou o comandante do Atlantis, Scott Altman, ao centro de controle da missão.