postado em 19/05/2009 13:42
NOVA YORK - Os restos fósseis de "Ida", um animal que viveu há 47 milhões de anos na Alemanha, foram apresentados nesta terça-feira (19/5) em Nova York como um possível ancestral comum dos macacos e dos seres humanos.
Considerado o fóssil de primata mais completo já encontrado, o exemplar descoberto em 1983 perto de Frankfurt, foi apresentado à imprensa no Museu de História Natural de Nova York por um grupo de paleontólogos.
Os cientistas afirmaram que este exemplar de "Darwinius massillae", de um metro de altura e sexo feminino, pode ser uma espécie de elo perdido, um antepassado comum de macacos e homens.
Para os cientistas, "esta descoberta é quase como encontrar a Arca perdida", disse Jorn Hurum, paleontólogo norueguês da Universidade de Oslo, integrante do grupo que durante os dois últimos anos pôs em evidência a importância do fóssil para a compreensão da evolução e a origem do homem.
O esqueleto de "Ida", do qual faltou apenas uma perna, o equivalente a 5% de seu total, havia sido vendido em uma feira na Alemanha e separado em duas partes por colecionadores, antes de os cientistas desvendarem sua importância.