postado em 19/05/2009 16:39
A diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, e o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, encontraram-se hoje (19) com mais de 30 fabricantes de vacinas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, na sede da OMS, em Genebra.
Eles reforçaram a importância de assegurar que qualquer vacina para a influenza A (H1N1) seja feita em cooperação e convidaram os fabricantes a continuar trabalhando para desenvolver uma estratégia para isso. Os representantes da indústria afirmaram seu desejo de colaborar, colocando a vacina disposição dos países em desenvolvimento, quando ficar pronta, segundo a OMS.
Margaret afirmou que a OMS vai trabalhar na busca de mecanismos de financiamento inovadores para garantir que os países em desenvolvimento, em decorrência da falta de meios, não sejam impedidos de ter as vacinas. A diretora já havia expressado preocupação com o acesso dos países em desenvolvimento ontem (18), em seu discurso na 62ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.
De acordo com a OMS, Margaret conversou com a Central Internacional de Compra de Medicamentos (Unitaid), com a Aliança Global para Vacinas e Imunizações (Gavi), com o Banco Mundial e com fundações para continuar trabalhando no financiamento. A diretora geral disse que se reuniria individualmente com fabricantes de vacinas para desenvolver estratégias a fim de assegurar a disponibilidade da vacina.
Ela afirmou que o nível de alerta para a gripe continua em 5, conforme a OMS. Até o momento, a organização confirma 9.830 pessoas com influenza A (H1N1)- gripe suína em 40 países e 79 mortes.