postado em 22/05/2009 10:52
O grupo de 21 palestinos regugiados no Brasil desde 2007 se sente abandonado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Os palestinos realizam nesta sexta-feira (22/5) um ato público em frente ao Itamaraty, em Brasília, para pressionar o governo brasileiro para resolver de vez a situação.
Os refugiados alegam que o governo brasileiro, o Acnur e as organizações contratadas por ele não estão cumprindo as promessas feitas quando foram trazidos para o País. Eles querem pressionar o Itamaraty para que inicie o processo de reassentamento em outro país.
Há dois anos o grupo vive no Brasil. Estavam em cidades separadas até cerca de 6 meses, quando pararam de receber o apoio do Acnur e resolveram vir a Brasília para pressionar o órgão. Porém, passaram dois dias acampados no gramado em frente à sede do Acnur, sem receber resposta, antes de serem recebidos por uma comunidade palestina da cidade.
Segundo Arcilino Ribeiro, um dos advogados que representa os palestinos, o grupo recebe apoio de entidades e pessoas físicas, que oferecem todo tipo de ajuda.