postado em 22/05/2009 18:32
O paciente internado na Fundação de Medicina Tropical, com suspeita de ter contraído a influenza A (H1N1) gripe suína , após viagem aos Estados Unidos, não está com a doença. A constatação clínica foi anunciada hoje (22), depois que os médicos receberam o resultado dos exames feitos na amostra de secreção colhida do paciente, uma criança.
As análises laboratoriais foram feiras pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, que é referência no assunto na Região Norte. A identidade da criança foi mantida em sigilo.
Apesar do aumento do número de casos no Brasil (nove confirmados) e em outros países, o estado do Amazonas permanece sem nenhum caso confirmado da doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, para impedir a entrada da doença no estado, o desembarque de passageiros no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes-Manaus e nos portos da capital continua sendo monitorado. Ações de controle nas áreas de fronteira com a Colômbia e o Peru também estão sendo realizadas, com o objetivo de barrar a entrada da doença no estado.