postado em 23/05/2009 16:48
Cannes - O filme grego "Kynodontas", de Yorgos Lanthimos, conquistou neste sábado o prêmio "Um Certo Olhar" do 62º Festival de Cannes, atribuído na véspera da premiação oficial.
"Kynodontas" é um áspero 'huis clos', no qual um casal cria seus três filhos totalmente isolados do mundo, em uma casa cercada por altos muros.
O juri, presidido pelo cineasta italiano Paolo Sorrentino, concedeu ainda o "Prêmio Especial Um Certo Olhar" a "Os Gatos Persas", do iraniano Bahman Ghobadi, filme quase documentário sobre jovens músicos que ensaiam clandestinamente no Irã, no qual revela uma juventude em busca de liberdade.
Confirmando o auge do cinema romeno, "Polícia, adjetivo", de Corneliu Porumboiu, levou o "Prêmio do Juri.
Previamente, a Semana da Crítica anunciou seu Grande Prêmio deste ano para "Adieu Gary", primeiro longa do francês Nassim Amaouche.
O Grande Prêmio da Semana da Crítica é concedido pelos jornalistas, que votam ao final de cada projeção dos sete filmes em disputa nesta seção paralela do Festival.
O Prêmio da Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos (SACD) foi para a cineasta belga Caroline Strubbe, pelo filme "Lost persons area".
"À Deriva", do diretor brasileiro Heitor Dhalia, concorreu na seção "Um Certo Olhar".
Terceiro filme de Dhalia, após "O Cheiro do Ralo" e "Nina", "À Deriva" é uma coprodução da O2 Filmes, de Fernando Meirelles, e da Focus Features (Universal), que conta a história de uma jovem que passa o verão em Búzios com os pais, cujo casamento está em crise.
O filme, que lança a jovem atriz Laura Neiva, traz ainda Vincent Cassel, Camila Bell e Deborah Bloch.