postado em 25/05/2009 12:15
BAGDÁ - O Iraque pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) um empréstimo de 7 bilhões de dólares para diminuir seu déficit, indicou seu ministro das Finanças, Baqer Khabr Sulagh, em uma entrevista divulgada nesta segunda-feira (25/5) pelo jornal Al-Sabah. "O Iraque tenta obter um empréstimo de 7 bilhões de dólares do FMI para diminuir seu déficit orçamentário para este ano e o próximo", declarou Sulagh.
O ministro iraquiano também indicou que tenta convencer os países com os quais o Iraque tem dívidas pendentes a apagá-las em troca de uma "porta mais aberta" aos investidores no Iraque. O Parlamento iraquiano adotou no início de março um orçamento 2009 25% menor em relação ao primeiro projeto do governo, consequência lógica da queda brutal dos preços do petróleo para um país no qual o petróleo e o gás somam mais de 90% dos recursos.
Estabelecido em cooperação com o FMI, o antigo projeto orçamentário 2009 havia sido elaborado com as previsões de um barril a 62,5 dólares. O preço se situava, no momento da votação, em l45 dólares.
O orçamento final foi projetado com base em um barril a 50 dólares e na exportação de 2 milhões de barris diários. Em 2009, o déficit alcançará os 20,3 bilhões de dólares. Sulagh estimou em março que o Iraque precisava de 400 bilhões de dólares para sua reconstrução.