postado em 26/05/2009 12:00
SÃO FRANCISCO - A Suprema Corte da Califórnia se pronunciará nesta terça-feira (26/5) sobre o casamento homossexual no estado, onde uma histórica decisão permitiu em 2008 a realização de milhares de casamentos, que depois ficaram no limbo legal pela aprovação de uma iniciativa contrária.
A Corte divulgará sua posição às 10h (14h de Brasília) e espera-se que os juízes confirmem os resultados de um referendo de novembro passado que redefiniu o matrimônio no estado como a união entre um homem e uma mulher.
Apesar disso, especialistas em leis consideram que é pouco provável que a decisão seja retroativa, o que não afetaria o status de 18 mil casais homossexuais que se casaram na Califórnia no ano passado, antes do referendo.
A decisão de terça-feira ocorreu no momento em que vários outros estados norte-americanos incorporaram leis que permitem o casamento entre casais do mesmo sexo.
Maine, Connecticut, Massachusetts, Vermont (nordeste) e Iowa (centro) legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto New Hampshire e Nova York analisam medidas desse tipo.