postado em 29/05/2009 12:30
WASHINGTON - Mais de 400 congressistas americanos assinaram uma carta pedindo ao presidente Barack Obama que intensifique os esforços pela paz no Oriente Médio, informaram fontes do governo nesta sexta-feira.
Na Câmara dos Representantes, 330 membros assinaram a carta, começando pelo líder dos democratas, que são maioria, Steny Hoyer, e o dos republicanos, Eric Cantor. "No momento em que cada obstáculo é imenso, estamos de acordo para dizer que se deve fazer todos os esforços para tentar alcançar a paz o mais rapidamente possível", afirma a carta, que foi enviada à Casa Branca na noite de quinta-feira.
O texto destaca os princípios fundamentais apoiados pelos parlamentares: as duas partes devem negociar a paz por si só. Os Estados Unidos devem trabalhar em estreita colaboração com Israel, devem insistir que os países renunciem à violência e incentivar os Estados árabes a participarem mais.
No Senado, uma carta similar foi assinada por 76 senadores e enviada a Obama semana passada, no momento em que o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu visitava Washington.