postado em 31/05/2009 11:53
Cuba aceitou reabrir as negociações com os Estados Unidos sobre migração e envio direto de correio, afirmou um funcionário do Departamento de Estado americano que pediu anonimato.
Um alto diplomata cubano em Washington entregou a funcionários americanos notas que que afirmam que "Cuba gostaria de reiniciar conversações sobre migração e sobre o serviço de correio direto", afirmou a fonte do Departamento de Estado.
"As iniciativas são positivas e um passo adiante", afirmou o funcionário americano.
Os cubanos também destacaram que gostariam de explorar outras áreas que poderiam ser objeto de negociações, como a política antidrogas, antiterrorismo e a prevenção de desastres naturais, completou.
O anúncio foi feito no momento em que a secretária de Estado Hillary Clinton se prepara para viajar à assembleia geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Honduras, onde um dos principais temas será justamente a discussão sobre o retorno de Cuba à organização.
Estados Unidos e Cuba realizaram conversações sobre a questão da inmigração a cada dois anos até 2003.
Desde que chegou à Casa Branca, o presidente Barack Obama ordenou a suspensão das restrições a viagens e transferências de dinheiro dos cubano-americanos a Cuba, estabelecendo assim uma primeira flexibilização da política americana.