postado em 01/06/2009 18:50
Os presidentes latino-americanos, que nesta segunda-feira assistiram à posse de Mauricio Funes como presidente de El Salvador, prometeram apoiá-lo "no que for necessário" para governar o país.
Luiz Inácio Lula da Silva, um dos mais assediados pelos jovens durante a posse de Funes, disse à AFP que deseja "o melhor para seu amigo e vai estar com ele" no governo.
Segundo a presidente do Chile, Michelle Bachelet, "tudo isto é uma prova da maturidade democrática de El Salvador". O presidente Funes "falou dos desafios que o país tem pela frente e que manifestar o apoio do Chile para levá-los adiante".
Bachelet estimou que a luta contra a pobreza, que atinge 36% da população de El Salvador, as desigualdades e a crise financeira internacional são elementos que, a seu juízo, representam os principais desafios da administração de Funes nos próximos cinco anos.
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, disse à AFP que o discurso de Funes durante sua posse mostra a "maturidade política e democrática" que atingiu El Salvador.
"Seu discurso mostra a vontade de renovar os esforços para fazer avançar um país sofrido, inaugurar um novo país com líderes progressistas na América Latina".
O presidente equatoriano, Rafael Correa, estimou que Funes "é um grande líder, que quer o melhor para seu povo e tem o nosso apoio".
O líder da Colômbia, Alvaro Uribe, destacou "o discurso muito importante, que mostra a maturidade política" de Funes, o novo presidente "de uma nação amiga".