postado em 02/06/2009 19:41
Um novo míssil balístico russo intercontinental será submetido a uma longa série de testes até 2010, antes de ser usado pelos militares, informou hoje um membro do governo. Os militares russos haviam afirmado que os testes com o Bulava seriam concluídos neste ano, mas o vice-primeiro-ministro Sergei Ivanov disse que é muito cedo para dizer quando o míssil vai entrar em serviço. Ivanov foi citado em reportagens dizendo que um significativo número de testes com o míssil Bulava serão realizados neste e no próximo ano.
Líderes russos ostentaram a capacidade do Bulava de penetrar a defesa de mísseis e o descreveram como uma parte importante do futuro arsenal nuclear, mas o míssil que deve ser usado por submarinos nucleares russos fracassou em cinco de seus dez lançamentos. "É impossível dar uma data precisa para sua entrada em uso. Isso vai depender do sucesso que tivermos nos testes", disse ele, segundo a agência de notícias "RIA Novosti".
Ivanov disse que as falhas dos testes ocorreram por problemas nas peças e que é difícil controlar a qualidade de todas as partes fornecidas por 650 subcontratadas envolvidas no programa. "É impossível verificar a qualidade dos produtos de cada fábrica", disse Ivanov, segundo a agência.