postado em 03/06/2009 14:01
TEERÃ - O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, atualmente em campanha pela reeleição, voltou a questionar o Holocausto em suas mais recentes críticas a Israel e aos aliados do Estado judeu. Nesta quarta-feira (3/6), perante uma audiência de acadêmicos de diversas nacionalidades em Teerã, Ahmadinejad referiu-se ao genocídio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial como "a grande farsa do Holocausto".
Ahmadinejad acusou Israel de usar o genocídio promovido pelos nazistas para "manipular" seus aliados no Ocidente. Conforme estimativas, até 6 milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto.
Os comentários vêm à tona em meio a uma campanha eleitoral acirrada. O estilo desbocado de Ahmadinejad tem sido contestado por seus rivais. Mir Hossein Mousavi, principal desafiante reformista, afirma que o constante questionamento do Holocausto por Ahmadinejad tem minado a posição internacional do Irã. Ao longo de seu mandato como presidente iraniano, Ahmadinejad tem questionado de tempos em tempos a extensão do Holocausto e já chegou a defender que Israel deveria ser "varrido do mapa do Oriente Médio".