postado em 03/06/2009 19:18
Os biocombustíveis e o comércio serão o foco principal da primeira visita oficial do presidente Luis Inácio Lula da Silva à Costa Rica, país com o qual deseja começar negociações de um acordo de associação entre o Mercosul e a América Central.
Lula sugeriu que empresas brasileiras venham para a Costa Rica, grande produtor de cana-de-açúcar, e que se associem a companhias locais para produzir ou desidratar o álcool, já que o país "tem vantagens enormes" para a exportação de etanol para os Estados Unidos.
O presidente costa-riquenho, Oscar Arias, aproveitou para lembrar aos potenciais investidores brasileiros que, se vierem para a Costa Rica, "poderão vender sem impostos para o mercado americano".
Ao contrário da maioria de seus vizinhos, a Costa Rica registra baixos níveis de insegurança, ao mesmo tempo em que possui grande oferta de mão-de-obra qualificada e segurança jurídica para investimentos estrangeiros.
O presidente Lula também estuda a possibilidade de financiar a venda de ônibus brasileiros para o sistema de transporte público costa-riquenho.