postado em 04/06/2009 09:12
CAIRO - O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira (4/6) no Cairo que o confronto sobre o polêmico programa nuclear iraniano alcançou um "ponto decisivo".
Obama, que rompeu com a política de isolar Teerã, afirmou que será difícil "superar décadas de desconfiança", mas deixou claro às autoridades iranianas que os Estados Unidos estão preparados para seguir adiante nas relações com o Irã.
"Estamos dispostos a seguir adiante sem condições prévias com base no respeito mútuo, mesmo que seja difícil superar décadas de desconfiança com o Irã", declarou Obama na Universidade do Cairo. "Mas fica claro para todos que quando se trata de armas nucleares, alcançamos um ponto decisivo", advertiu.
"Não se trata simplesmente dos interesses americanos. Se trata de impedir uma corrida armamentista nuclear no Oriente Médio, que poderia levar esta região e o mundo por um caminho extremamente perigoso", prosseguiu Obama.
No entanto, para Obama, isto não exclui que "toda nação - inclusive o Irã - tenha o direito de acesso à energia nuclear pacífica, se o fizer de acordo com o Tratado de Não Proliferação Nuclear".