postado em 04/06/2009 14:08
MADRI - A ONG britânica Oxfam denunciou quarta-feira (3/6) o desperdício de grande parte da ajuda ao Afeganistão, e avisou que será difícil alcançar a paz enquanto persistir a pobreza no país.
Parte importante da ajuda é desperdiçada por empresas estrangeiras que faturam altos benefícios e empregam consultores expatriados cujos salários podem superar US$ 1 milhão por ano, declarou Matt Waldman, responsável da Oxfam para o Afeganistão, durante uma entrevista coletiva em Madri.
"Muitas empresas, em maioria americanas, faturam altos benefícios às custas do conflito no Afeganistão, sem fornecer os resultados esperados", criticou. "Sabemos que a pobreza é um elemento importante do conflito. Enquanto a pobreza persistir, as chances de alcançar a paz permanecerão escassas", acrescentou.
De acordo com Waldam, quase 40% de toda a assistência financeira internacional volta aos países doadores, pois grande parte desta ajuda é fornecida sob a condição de que seja utilizada para adquirir bens ou serviços em procedência destes países.
Matt Waldam não especificou a quantia total da ajuda financeira internacional enviada ao Afeganistão.