postado em 07/06/2009 15:08
VICTORIA FALLS - O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, lançou, neste domingo (07/06), a união aduaneira Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa, por suas siglas em inglês), convidando investidores internacionais a trabalhar com os 19 membros do novo grupo.
"Nossa mensagem aos investidores do mundo inteiro é clara: temos um mercado regional para vocês, venham ao Comesa", disse Mugabe, que preside a organização. Os países-membros realizaram uma Cúpula em Victoria Falls, a oeste do Zimbábue.
"Ao mundo inteiro, queremos dizer que somos a Comesa e que pesamos como bloco regional, queremos que nos levem a sério", continuou.
A união aduaneira do Comesa, um projeto idealizado há tempo, mas atrasado na prática, deverá permitir uma harmonização dos direitos aduaneiros sobre os produtos que entram o bloco econômico e os que circulam entre seus membros.
Neste contexto, as matérias-primas devem ser exoneradas de taxas, enquanto os produtos intermediários e manufaturados devem ser taxados em no máximo 25%.
Os 19 países-membros do Comesa, que representam 400 milhões de habitantes e um PIB global de US$ 360 bilhões, já levantaram as restrições dos vistos de turismo dentro da união.
Criada em 1993, a Comesa é formada por Burundi, Comores, Djibuti, República Democrática do Congo, Egito, Eritreia, Etiópia, Quênia, Líbia, Madagascar, Malawi, Maurício, Ruanda, Seichelles, Sudão, Suazilândia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.