postado em 07/06/2009 19:54
BEIRUTE - A maioria pró-Ocidente libanesa, atualmente no poder, disse acreditar numa derrota da aliança liderada pelo grupo radical xiita Hezbollah nas eleições legislativas realizadas neste domingo (07/06), declarou um membro da coalizão governista.
"Até agora, as pesquisas mostram que nosso grupo vai preservar sua maioria no Parlamento", declarou a fonte, que pediu o anonimato, poucas horas após o fim da votação.
Segundo a rede de televisão Future TV, propriedade do dirigente da maioria, Saad Hariri, a coalizão apoiada pelo Ocidente ficaria com 70 cadeiras no Parlamento, contra 58 da oposição apoiada pelo Irã e pela Síria.
Várias cidades do país comemoraram a divulgação destes primeiros resultados. Hariri já reivindicou nesta segunda-feira a vitória de seu partido.
"Parabéns a vocês, parabéns para a liberdade, parabéns para a democracia", declarou um eufórico Hariri, diante de uma multidão de simpatizantes em Beirute. "Este é um grande dia para a história do Líbano democrático".
"Não há vencedores nem vencidos nestas eleições, os únicos ganhadores são a democracia e o Líbano", acrescentou, convidando os partidários da oposição a se abster de provocações.