postado em 08/06/2009 15:53
A cinco dias da eleição presidencial iraniana, dezenas de milhares de simpatizantes do presidente Mahmud Ahmadinejad e de seu principal concorrente, Mir Hossein Mussavi, se manifestaram nesta segunda-feira em Teerã.
Os partidários de Ahmadinejad se reuniram no complexo de orações do Imã Khomeiny, no centro da capital, onde uma enorme multidão vaiou Mussavi.
"Mussavi, mentiroso", e "Mussavi deixe a revolução em paz", clamaram dezenas de milhares de pessoas, constatou um jornalista da AFP no local.
A multidão era tão densa que Ahmadinejad não conseguiu chegar ao palanque onde devia pronunciar um discurso.
Os simpatizantes do presidente iraniano também vaiaram Akbar Hashemi Rafsandjani, principal apoiador de Mussavi e símbolo, segundo eles, da corrupção financeira.
Veterano da revolução, Rafsandjani foi derrotado por Ahmadinejad em 2005.
"Hashemi e seus filhos, saqueadores de fundos públicos", clamaram os manifestantes, antes de gritar "morte a Hashemi".
No mesmo instante, os partidários de Mussavi formaram uma corrente verde - a cor do candidato - nos 18 km da avenida Vali Asr, que cruza Teerã de norte a sul, constatou a AFP.
"Bye bye Ahmadi", cantaram os manifestantes, alguns dos quais mostraram cartazes com a inscrição "é proibido mentir", acusando implicitamente o presidente iraniano de mentir sobre os dados econômicos durante os debates televisivos.
Ahmadinejad afirmou que a inflação caiu para 15%. No entanto, segundo os últimos números do Banco Central, ela atingia em maio 23,6% em ritmo anual.