postado em 09/06/2009 09:57
Dezenas de milhares de pessoas foram ontem às ruas de Teerã manifestar apoio ao presidente Mahmud Ahmadinejad e a seu principal adversário na eleição de sexta-feira, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Moussavi. Os 18 km da Avenida Vali Asr, que atravessa a capital iraniana, foram praticamente tomados pelos carros de eleitores do moderado Moussavi, enquanto os seguidores do conservador Ahmadinejad se reuniram na Grande Mesquita de Mussala, no centro da cidade.
As manifestações começaram à tarde e prosseguiram até a noite. Na madrugada desta terça-feira (9/6), ainda se ouviam buzinas dos partidários de Moussavi, que polarizou com Ahmadinejad nessa reta final da campanha, embora haja outros dois candidatos: o reformista Mehdi Karroubi, ex-presidente do Parlamento, que disputa votos com o candidato moderado; e o conservador Mohsen Rezai, ex-comandante da Guarda Revolucionária, que deve roubar votos do presidente.
Não há pesquisas confiáveis no Irã, mas tanto simpatizantes de Ahmadinejad quanto de Moussavi reconhecem que a disputa está acirrada. Se ninguém obtiver mais da metade dos votos, os dois primeiros colocados vão a segundo turno no dia 19.
O diretor do Conselho Eleitoral, Kamran Daneshjoo, previu ontem que o comparecimento às urnas na sexta-feira poderá ultrapassar o recorde de 80% de 1997, quando o reformista Mohamed Khatami se elegeu presidente. O alto comparecimento pode mais uma vez beneficiar os moderados.