postado em 09/06/2009 14:37
BRUXELAS - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tornou oficial sua candidatura para um segundo mandato à frente da União Europeia (UE). Barroso disse que estava honrado por ter sido indicado para um segundo mandato pelo primeiro-ministro da República Checa, Jan Fischer, cujo país está na presidência do bloco, que reúne 27 países. A Comissão Europeia é o órgão que defende os direitos do bloco.
Fisher disse que vai conversar com os países da UE para formar um consenso sobre a candidatura de Barroso antes da reunião de cúpula do bloco, marcada para a próxima semana em Bruxelas. Todos os líderes dos 27 países da UE precisam concordar com a escolha do chefe do Executivo europeu.
Barroso tem feito lobby nos últimos meses com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com outros líderes para conseguir um segundo mandato. A maioria dos líderes já anunciou apoio a Barroso. Mas ele esperou pelos resultados das eleições do final de semana para o Parlamento Europeu antes de tomar a decisão final. Barroso, de 53 anos, foi primeiro-ministro de centro-direita de Portugal antes de ser indicado para a presidência da Comissão Europeia em 2004.