postado em 09/06/2009 18:41
O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) denunciou nesta terça-feira (9/6) a perda da liberdade de imprensa na Venezuela, onde o governo do presidente Hugo Chávez tem perseguido a rede de televisão Globovisión.
O IPI pede às autoridades venezuelanas que "cessem suas ameaças contra a imprensa, anulem as acusações contra jornalistas que agem com liberdade e anulem as leis que contribuem para impedir a liberdade de expressão".
Para o Instituto, "os meios de comunicação independentes e, em geral, favoráveis à oposição, estão sendo submetidos a pressões extremas do governo do presidente Hugo Chávez", que se incrementaram em 2009.
O Instituto pede à Venezuela que respeite os princípios da liberdade de expressão, como os que figuram no artigo 10 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Segundo o IPI, o governo Chávez afronta "muito frequentemente" a rede Globovisión e seus funcionários, ameaçando "o último órgão de difusão independente do país".
O IPI, fundado em 1950 e sediado em Viena, reúne jornalistas de 120 países e se dedica a defender a liberdade de imprensa, facilitar a troca de informação entre os países e melhorar o trabalho da imprensa.