postado em 10/06/2009 10:22
PEQUIM - A China planeja aumentar o uso de energia solar e eólica, com o objetivo de gerar até um quinto de sua energia a partir de fontes renováveis até 2020, disse um alto funcionário do governo chinês ao jornal britânico "The Guardian". "Nós estamos formulando agora um plano de desenvolvimento de energias renováveis", declarou o vice-presidente da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional da China, Zhang Xiaoqiang, em entrevista realizada em Londres, publicada hoje pelo jornal.
"Nós temos certeza que ultrapassaremos a meta de 15%. Iremos atingir, pelo menos, 18%. Pessoalmente, penso que poderíamos alcançar a meta de obter 20% do consumo total de energia a partir de energias renováveis", afirmou Xiaoqiang.
A meta anunciada pela China é de obter 15% do seu consumo de energia a partir de fontes renováveis em 2020, plano que, segundo o governo, inclui grandes projetos hidrelétricos e centrais nucleares. Segundo o jornal, Pequim teria afirmado que uma parte significativa do pacote de estímulo econômico do país seria investida em projetos para reduzir as emissões de carbono, acompanhados de reformas para elevar o aumento da demanda por energia renovável.