postado em 11/06/2009 13:50
A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou oficialmente nesta quinta-feira o nível máximo de alerta para a gripe suína, o que representa a primeira pandemia do século 21.
"O vírus não pode ser retido", destacou a diretora da OMS Margaret Chan. "Decidimos passar da fase 5 para a fase 6 (do alerta)", afirmou em entrevista à imprensa.
"O vírus, totalmente novo, se tramite entre humanos", disse, acrescentando que a pandemia é "moderada".
"Os países nos quais a epidemia atingiu um ponto culminante devem se preparar para uma segunda onda de infecção", explicou a diretora da OMS, Margaret Chan.
O vírus da gripe suína, que deixou 28 mil doentes no mundo desde seu surgimento no fim de março, afetou principalmente os Estados Unidos (13.217 casos), México (5.717), Canadá (2.446), Austrália (1.224), Chile (1.694) ou Reino Unido (666).
Margaret Chan também pediu aos laboratórios que, "assim que terminarem a produção das vacinas contra a gripe sazonal, comecem a produzir uma vacina contra o novo vírus A (H1N1)".
"Os fabricantes de vacina estão muito perto de terminar sua produção da vacina contra a gripe sazonal. Eles estão prontos para começar a produção em escala comercial da vacina pandêmica", disse à imprensa.
Depois da entrevista da diretora, o número dois da OMS, Keiji Fukuda, disse que o vírus da gripe suína "circulará por todo o mundo durante um ano ou dois".