postado em 11/06/2009 15:42
Genebra - O vírus A(H1N1) da gripe suína é "sutil e sorrateiro" e será sem dúvida mais virulento nos países pobres do Hemisfério Sul, havia advertido a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan.
"Este é um vírus sutil, sorrateiro, que não previne sua chegada nem sua presença num novo país, provocando uma súbita explosão do número de pacientes que necessitem cuidados médicos ou hospitalização", comentou.
"Os países, principalmente os em desenvolvimento, onde as populações são mais vulneráveis, devem se preparar para casos mais severos que os constatados atualmente", advertiu a Dra Chan.
Ela também preveniu que "a atual estação invernal (no Hemisfério Sul) dá aos vírus da gripe uma ocasião para se misturar e modificar seu material genético de forma imprevisível".
A OMS se preocupa com o fato de que a maior parte dos países em desenvolvimento não tenham os meios de diagnosticar nem sequer a gripe sazonal e, portanto, muito menos, casos de gripe suína A(H1N1).
A diretora da OMS pediu aos Estados membros da organização que adaptem seu dispositivo às circunstâncias uma vez que "os planos mais bem elaborados devem ser fluidos e flexíveis quando um vírus aparece e começa a mudar as regras do jogo".