postado em 17/06/2009 08:37
Dos quatro consulados norte-americanos no Brasil, que ficam em São Paulo, BrasÃlia, Rio de Janeiro e Recife, o da capital federal é o que vem registrando menos tempo de espera no agendamento para retirada de visto. É possÃvel marcar a entrevista para menos de 15 dias. Em São Paulo, cerca de um mês. O prazo, que chegou a ser de 90 dias, caiu depois de um mutirão realizado meses atrás. Ao agilizar a emissão de vistos, os consulados americanos nas cidades brasileiras passaram para o topo da lista mundial dos mais movimentados.
Entre os cerca de 270 postos de atendimento espalhados pelo mundo, São Paulo desde o fim do ano passado assumiu a liderança. BrasÃlia está na 29ª posição: emitiu 46 mil vistos somente em maio. A cônsul americana em BrasÃlia, Joanna Weinz, adianta que a capacidade de atendimento até o fim do ano passará para 480 entrevistas por dia. Hoje são 360. O Brasil sempre esteve entre os paÃses que mais demandavam o serviço, mas era superado pela Ãndia, pela China e pelo México.
Weinz foi a convidada especial para inaugurar ontem a sala de bate-papo virtual do site CorreioBraziliense.com.br. Tirou dúvidas dos internautas e leitores (leia ao lado). Das 12h30 às 13h30, a cônsul respondeu perguntas sobre a retirada de vistos.
A diplomata reforçou a proposta americana de estender o prazo de validade do visto para brasileiros de cinco para 10 anos. A medida só depende de o Congresso brasileiro aprovar medida recÃproca. ;Os brasileiros gostam muito de visitar os EUA, e os americanos também adoram vir ao Brasil. Depois dos argentinos, somo os que mais viajamos para cá;, destaca Weinz. Segundo ela, é equivocada a impressão de que o governo americano coloca obstáculos para conceder o visto.
A novidade é que o Brasil será o próximo paÃs onde os EUA vão implantar o novo sistema para tirar vistos. Diversos formulários cujo preenchimento hoje é obrigatório serão substituÃdos por um único, a ser acessado e respondido pela internet. Não há data exata para o inÃcio no Brasil, mas estima-se que seja dentro de um ano.
SERVIÇO
Mais informações sobre o processo para retirada de visto no site www.visto-eua.com.br. Mande suas dúvidas para pergunte-ao-consul@state.gov
Veja: entrevista com a cônsul Joanna Weinz