postado em 20/06/2009 09:40
Mogadíscio - Milhares de habitantes de Mogadíscio fugiam neste sábado, alguns a pé, da capital da Somália, onde os insurgentes islamitas intensificaram a ofensiva contra o governo do presidente Sheikh Sharif Ahmed.
Os moradores fugiam em massa do norte da capital, cenário de violentos combates na sexta-feira entre as forças do governo somalis e os insurgentes.
Na manhã deste sábado eram ouvidos disparos esporádicos no distrito de Karan (norte), um dos últimos redutos controlados pelas forças leais no norte e onde aconteceram confrontos na sexta-feira.
Os habitantes seguem principalmente para a cidade de Afgoye, onde 400.000 deslocados já vivem em condições precárias. Este é o maior deslocamento de população para fora de Mogadíscio desde a eleição de Ahmed, um islamita moderado.
As forças leais ao presidente iniciaram em 22 de maio uma contraofensiva, com um resultado moderado, contra os insurgentes islamitas radicais chamados "shebab" e a milícia Hezb al-Islamiya, que em 7 de maio lançaram uma ofensiva sem precedentes em Mogadíscio e prometeram derrubar o chefe de Estado.