Agência France-Presse
postado em 23/06/2009 09:57
ROMA - A centro-direita de Silvio Berlusconi confirmou no segundo turno sua vitória na eleições provinciais e municipais, com a conquista de nove províncias, incluindo Milão e Veneza, segundo os resultados quase definitivos anunciados nesta terça-feira.
No entanto, a centroesquerda conseguiu manter seus redutos municipais tradicionais de Turim, Bolonha, Florença e Bari.
"O Povo da Liberdade (PDL) de Silvio Berlusconi progride, mas o Partido Democrata (PD) resiste", destaca o jornal La Stampa de Turim.
Nos dois turnos, a centro-direita venceu em 34 províncias (25 a mais que anteriormente), deixando apenas 28 para a centroesquerda. As províncias são o nível intermediário entre os municípios e as regiões.
Nas eleições municipais, onde o papel dos vereadores é tradicionalmente mais importante, a centroesquerda resistiu melhor, apesar de ter perdido o comando de nove cidades de mais de 100 mil habitantes. Pela primeira vez em várias décadas, a província de Milão será governada pela direita.
"A esquerda registrou uma nova e estrondosa derrota", ironizou Berlusconi na noite de segunda-feira. "Antes destas eleições, o PDL governava para cinco milhões de pessoas nestas províncias. Agora governa para mais de 21 milhões", completou o primeiro-ministro italiano.