Agência France-Presse
postado em 24/06/2009 09:36
SEUL - Kim Jong-un, o filho mais novo do líder comunista norte-coreano Kim Jong-il, aparentemente designado pelo pai como sucessor, assumiu o controle da polícia secreta do país, informa a imprensa sul-coreana. Kim Jong-il informou ao Departamento de Segurança do Estado que Jong-un, de 26 anos, era o novo chefe do mesmo, destaca o jornal sul-coreano Dong-A Ilbo.
"Devem tratar o camarada Kim Jong-un como chefe dos serviços. Protejam com suas vidas o camarada Kim Jong-un, como fizeram comigo no passado", declarou o líder norte-coreano, segundo o jornal.
A polícia secreta, que persegue os dissidentes e realiza missões de espionagem no exterior, estava sob controle de Kim Jong-il desde 1987.
Kim Jong-il assumiu o poder em 1994, após a morte do pai, Kim Il-sung. A sucessão no país é um tema urgente já que, segundo fontes sul-coreanas e americanas, o número um de Pyongyang sofreu um derrame em agosto do ano passado.
A imprensa sul-coreana já informara no início de junho que Kim Jong-il designara o filho mais novo como sucessor.
Segundo analistas, a recente demonstração de força da Coreia do Norte, marcada por um teste nuclear e disparos de mísseis, em um claro desafio às advertências da comunidade internacional, faz parte da estratégia de Kim de consolidar sua autoridade e garantir a sucessão.