Jornal Correio Braziliense

Mundo

Berlusconi faz campanha para melhorar imagem da Itália

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, lançou hoje uma nova campanha de turismo para o país, "Itália Mágica", na esperança de reabilitar a imagem da nação, a qual ele disse ter sido prejudicada por seus recentes escândalos pessoais. Berlusconi disse que a reputação da Itália no exterior foi prejudicada em primeiro lugar pela crise do lixo em Nápoles no ano passado, quando toneladas de detritos ficaram empilhadas nas ruas da cidade. Segundo Berlusconi, a imagem do país ficou ainda mais deteriorada com uma campanha contra ele nas últimas semanas "alimentada pelo ódio e a inveja pessoal". Três mulheres disseram a jornais italianos que foram recrutadas para participar de festas nas casas de Berlusconi e duas, inclusive uma prostituta de luxo, disseram ter recebido mil euros (US$ 1.400) para participar. Berlusconi também enfrentou boatos de que ele teria tido um relacionamento impróprio com uma modelo napolitana de 18 anos. Berlusconi disse nunca ter pago nenhuma mulher por sexo e afirmou que não existiu nada impróprio na sua relação com a modelo Noemi Letizia. Ele disse que ela é filha de um amigo político. A esposa de Berlusconi citou a presença do premiê de 72 anos na festa de aniversário de Letizia como motivo para se divorciar dele.