Agência France-Presse
postado em 26/06/2009 13:53
WASHINGTON - O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira (26/6) que não levou a sério o pedido do presidente iraniano Mahmud Amadinejad para que os Estados Unidos se desculpem por seus comentários sobre as eleições iranianas.
"Eu não levei as declarações de Ahmadinejed sobre as desculpas a sério, principalmente pelo fato de que os Estados Unidos não interferiram no processo eleitoral do Irã", afirmou Obama em uma coletiva na Casa Branca.
O presidente Mahmud Ahmadinejad exigiu na quinta-feira que o colega americano pare de interferir nos assuntos do Irã. "Espero que você (Obama) evite interferir nos assuntos iranianos e expresse arrependimento de tal forma que o povo iraniano seja informado disso", afirmou Ahmadinejad.
O presidente ultraconservador declarou que a linguagem utilizada por Obama recorda a de seu antecessor George W. Bush e que isto coloca em risco a possibilidade de qualquer diálogo entre os países.
"Vai utilizar esta linguagem com o Irã? Se este for o caso, não haverá nada a falar. Pensa que este comportamento resolveria o problema entre nós? O único resultado seria que o povo o consideraria como alguém similar a Bush", completou Ahmadinejad.