Mundo

Iranianos realizam novo protesto em Teerã

postado em 28/06/2009 19:15
Milhares de manifestantes, alguns gritando "onde está meu voto?" entraram em confronto neste domingo (28/6) com a polícia em Teerã. Funcionários da embaixada britânica foram presos, medida que agravou o impasse com o Ocidente e foi censurada pela União Europeia (UE).

Testemunhas disseram que a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os cerca de 3 mil manifestantes que haviam se reunido nas proximidades da mesquita Ghoba, norte de Teerã. Esta foi a maior manifestação relacionada às eleições em quatro dias.

Alguns descreveram cenas de brutalidade, afirmando à Associated Press que manifestantes tiveram ossos quebrados.

A polícia também teria espancado uma idosa, o que provocou a irritação de jovens manifestantes que entraram em confronto com os policiais. Os relatos não puderam ser verificados em razão das fortes restrições aos jornalistas impostas pelo governo iraniano.

A região norte de Teerã é a base de apoio do líder opositor Mir Hossein Mousavi, que afirmou que houve fraude na eleições presidenciais de 12 de junho e que ele, e não o presidente Mahmoud Ahmadinejad, venceu o pleito.

Os confrontos deste domingo começaram com uma concentração que havia sido planejada para coincidir com um evento, realizado anualmente, em memória do aiatolá Mohammad Beheshti, que foi considerado um mártir da República Islâmica depois de ter sido morto num grande ataque à bomba contra o regime em 1981.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação