Agência France-Presse
postado em 30/06/2009 08:55
GAZA - Um barco com 21 militantes pró-palestinos foi cercado nesta terça-feira (30/6) por cinco navios da Marinha de Israel para impedir a chegada à Faixa de Gaza, informou o movimento "Free Gaza", que organiza a expedição.
"Navios de guerra israelenses cercaram o barco e ameaçaram abrir fogo se não desse meia-volta. Quando os ativistas se negaram a permitir a intimidação, as forças de ocupação israelenses começaram a interferir nos instrumentos de navegação", afirma um comunicado do movimento.
Esta embarcação, que transporta material médico, brinquedos e kits de ajuda humanitária, partiu ontem do Chipre com o objetivo de denunciar o bloqueio israelense imposto à Faixa de Gaza desde que o movimento radical Hamas assumiu o controle do território, em julho de 2007.
O barco, que transporta ativistas de 11 nacionalidades, incluindo a Prêmio Nobel da Paz irlandesa Mairead Maguire, deveria atracar na costa da Faixa de Gaza nesta terça-feira, após 30 horas de viagem.
O ministério das Relações Exteriores israelense informou que o barco não tinha o direito de entrar nas águas territoriais da Faixa de Gaza, já que as mesmas estão sob única responsabilidade de Israel, segundo os termos dos acordos de autonomia concluídos em 1993.