Agência France-Presse
postado em 30/06/2009 14:14
MORONI - Pessoas que estavam presentes no aeroporto de Moroni no momento da queda do Airbus A310 da companhia nacional imenita Yemenia contaram que o aparelho caiu após ter tentado uma aterrissagem, em vão. "O avião estava a cerca de 50 metros do solo aproximando-se da pista e, em vez de tomá-la, desviou pegando um caminho anormal, em direção ao mar", informou um funcionário da polícia de fronteiras de Comores, que preferiu não ter o nome divulgado. "O aparelho tentou uma única aproximação, depois desapareceu", acrescentou.
[SAIBAMAIS]Outras testemunhas que estavam no aeroporto internacional de Hahaya, aguardando a chegada de parentes, disseram também que o avião tentou pousar. "Vi que ele aterrissava, então corri para esperar minha mãe no setor de desembarque mas percebi que não havia mais sinal do avião", declarou o jovem Moussa Boina.
"Vi o avião se aproximar e depois sumir de repente, não entendi", confirmou o ex-ministro da Defesa Houmed Msaidié que também estava no aeroporto.
Algumas pessoas contaram que as luzes de sinalização estavam apagadas de um lado do aparelho. O aeroporto de Moroni-Hahaya fica à beira do mar, na parte ocidental da ilha.
O avião, que estava com 153 pessoas, entre passageiros e tripulantes, caiu menos de um mês depois da queda de um A330 da Air France, no dia 1º de junho entre o Brasil e a França.