Mundo

ONU pede envolvimento de Lula na crise hondurenha

postado em 06/07/2009 08:54
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou ontem para um maior envolvimento do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na solução da crise política em Honduras. Ban disse que parte da crise está sendo provocada pelo comportamento de governos que tentam emendar constituições para permitir novos mandatos.

[SAIBAMAIS]Para o secretário, uma solução pacífica precisa ser encontrada e, principalmente, com a mediação de políticos da região. "O presidente Lula precisa atuar nesse caso", afirmou Ban. Sua ideia é que um diálogo seja estabelecido entre o governo de facto e o presidente deposto, de preferência por meio de um articulador.

Ban espera que a região possa dar uma solução à crise sem a necessidade de mediadores externos. A resolução mostraria maturidade da região e compromisso com a democracia. A ONU se preocupa não apenas com o caso em Honduras, mas o sinal que envia à oposição em vários países da região.

Ontem, o governo hondurenho não autorizou o pouso do presidente deposto, Manuel Zelaya, no aeroporto da capital Tegucigalpa. Apoiadores de Zelaya entraram em confronto com a polícia e o Exército, que tentavam restringir o aceso ao local. Ao menos uma pessoa morreu eu dez ficaram feridas. Segundo informações não confirmadas, outra jovem internada em um hospital público da capital hondurenha também teria morrido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação