Agência France-Presse
postado em 06/07/2009 14:04
MOSCOU - A soberania e a integridade territorial da Geórgia "devem ser respeitadas", assegurou nesta segunda-feira (6/7) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em entrevista à imprensa no Kremlin junto com o presidente russo, Dimitri Medvedev. "Há assuntos em que ainda discordamos", afirmou Obama depois das conversações com Medvedev.
"Por exemplo, tivemos uma franca discussão sobre a Geórgia e reiterei minha firme convicção de que a soberania e a integridade territorial da Geórgia devam ser respeitadas", acrescentou o presidente americano.
A guerra realizada pela Rússia em agosto de 2008 contra a Geórgia, aliada dos Estados Unidos, esfriou ainda mais as já tensas relações entre Washington e Moscou.
Como parte desse conflito, a Rússia reconheceu a independência unilateralmente declarada dos territórios separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia, na república caucásica ex-soviética.
Apesar de reconhecer a divergência russo-americana sobre as fronteiras da Georgia, Obama destacou que "ninguém tem interesse em um novo conflito militar". "Devemos falar francamente para resolver as diferenças pacífica e construtivamente", acrescentou o presidente americano.