postado em 06/07/2009 18:53
O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, afirmou nesta segunda-feira (6/7) que o Irã considerará os Estados Unidos responsáveis por qualquer ataque de Israel contra seu território, e qualificou de "dolorosa" a resposta iraniana a uma eventual ação do Estado hebreu."Consideramos os americanos responsáveis por qualquer aventura da entidade sionista (Israel). Ninguém no mundo pode conceber a realização de uma operação sem o aval dos Estados Unidos", disse Larijani sobre as declarações do vice-presidente Joe Biden.
Biden afirmou na noite de domingo que os Estados Unidos não ditarão a conduta de Israel sobre as ambições nucleares iranianas. "Saibam que a resposta iraniana será decisiva e dolorosa", destacou Larijani em entrevista coletiva, ao final de uma visita oficial a Doha.
"Ao dizer que os EUA não podem prevenir uma operação deste tipo, Biden pegou um mau caminho e mostrou suas cartas", disse Larijani. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não descarta a possibilidade de um ataque militar contra o Irã, insistindo que não permitirá a Teerã possuir uma arma atômica.
Israel, a única potência nuclear (não declarada) da região, compartilha a suspeita dos países ocidentais de que o Irã pretende montar um arsenal nuclear, algo que Teerã rejeita, afirmando que seu programa é exclusivamente civil. Sobre a proposta de diálogo lançada pela administração americana, Larijani disse que o Irã quer "trabalhar seriamente (...) mas eles nos dizem, ;queremos resolver os problemas e negociar;, enquanto escutamos Biden falar estas coisas....
O presidente americano, Barack Obama, já assinalou seu desejo de obter progressos, até o final do ano, em sua política de abertura em relação ao Irã.