Mundo

Vietnã deseja que Robert McNamara descanse em paz

Agência France-Presse
postado em 07/07/2009 11:23

HANÓI - O governo do Vietnã divulgou neta terça-feira uma breve declaração sobre a morte do ex-secretário americano da Defesa, Robert McNamara, na qual expressa seu desejo de o falecido descanse em paz.[SAIBAMAIS]

"Que descanse em paz", declarou Le Dung, porta-voz do ministério vietnamita das Relações Exteriores, ao ser entrevistado pela AFP sobre a morte do político americano.

Le Dung não fez qualquer outro comentário.

McNamara, secretário da Defesa dos presidentes John Fitzgerald Kennedy e Lyndon Johnson que faleceu nesta segunda-feira aos 93 anos, foi um dos mais ferrenhos defensores da intervenção norte-americana no Vietnã, antes de assumir seu erro.

No comando do Pentágono de 1961 a 1968, ele chegou na época a reivindicar o nome de "guerra de McNamara" para o conflito no Vietnã. "Considero esta guerra muito importante, e estou satisfeito de ter meu nome associado a ela e de fazer todo o possível para ganhá-la", escreveu ele em 1964.

Depois da aposentadoria, o ex-secretário da Defesa admitiu ter cometido erros.

"Erramos, e erramos feio", confessou McNamara em um livro de memórias publicado em 1995, intitulado "A tragédia e as lições do Vietnã".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação